DÚVIDAS FREQUENTES

DÚVIDAS FREQUENTES

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1. POR QUE CONTRATAR UM ARQUITETO?

O arquiteto é o profissional que te ajudará a tomar as melhores decisões para a sua obra, escolhendo as melhores soluções técnicas para atingir a aparência desejada, considerando o quanto você quer gastar.

Sem o arquiteto, a economia que você pode pensar que está fazendo pode trazer muitos problemas com o tempo, às vezes ainda durante a execução da obra.

O arquiteto pensa a melhor forma de aproveitar o espaço; busca a melhor opção para cada item da obra dentro da grande variedade de opções e soluções do mercado; leva em conta a iluminação e a ventilação naturais ao definir onde ficarão e de que tamanho serão as paredes,coberturas, janelas e portas; entre vários outros pontos considerados no estudo arquitetônico.

Ele é o profissional que fará o planejamento da sua construção, seja ela uma obra nova, reforma ou até decoração. Ele possui diversas ferramentas para realizar este trabalho, como o projeto e o acompanhamento da execução – dependendo dos serviços oferecidos pelo profissional ou escritório contratado.

2. QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UM ARQUITETO E UM ENGENHEIRO?

Ambos são projetistas da construção, porém o engenheiro possui um foco mais técnico nas propriedades dos materiais, sua resistência para diversas funções e aplicações e estudam mais a fundo os cálculos estruturais, além de outras disciplinas em comum com a arquitetura.

O arquiteto possui o foco mais humano, e analisa como todos os elementos de uma construção (na verdade de um espaço, construído ou não) interferem na vida das pessoas que vão conviver em determinado lugar e pensa em como construir esses espaços da melhor forma utilizando os recursos tecnológicos existentes.

Quanto maior a sinergia entre esses dois profissionais, maior será a qualidade de um espaço construído.

Ambas as áreas de conhecimento possuem especializações e a participação de profissionais especializados aumenta ainda mais a qualidade final da construção; estamos falando dos paisagistas, luminotécnicos, construtores, calculistas estruturais especializados em estruturas de aço, madeira ou concreto ou consultores de conforto térmico ou acústico, entre outros.

3. QUANTO CUSTA O TRABALHO DE UM ARQUITETO?

O valor do trabalho de um arquiteto varia de acordo com uma série de fatores. É muito difícil de precificar pois, para começar, ele depende do que vai ser construído, o  que é algo que não costuma estar bem definido antes de se construir. Em termos gerais, estima-se que o custo do projeto de arquitetura vale em média 10% o custo da obra e isto é baseado em documentos dos conselhos e sindicatos de arquitetura e construção.

Esse valor é compensado pela racionalização que é feita através do planejamento da obra, do qual faz parte o projeto de arquitetura, que ajuda a evitar o desperdício de materiais, a refação de serviços ou situações inesperadas que um projeto poderia ajudar a prever. Isso não quer dizer que não existem problemas em uma obra por causa do projeto, mas estes são bastante minimizados.

É importante salientar que o trabalho do arquiteto pode ir desde os desenhos de apresentação ou de execução, a especificação de mobiliário, a comunicação com outros profissionais envolvidos até as visitas à obra, um acompanhamento mais detalhado da execução ou a própria execução da obra. Existem também as revisões das decisões, que sempre acontecem porque as novas situações se apresentam ou as pessoas mudam de ideia, e devem ser consideradas no custo final do trabalho do arquiteto.

Por isso, é muito importante que sejam definidos muito bem no início de um trabalho pelos clientes e pelo profissional, os serviços e revisões incluídos ou não para que se possa ter a correta previsão dos gastos necessários em uma obra.

Aqui no mínima, estamos procurando segmentar nossa carteira de serviços e precificá-los separadamente, para que o cliente tenha maior previsão de seus gastos, e compreenda as etapas do processo de construção e reforma.

4. QUANTO VAI CUSTAR A MINHA OBRA?

Tudo depende do planejamento: nele devem ser considerados o tamanho da obra (literalmente, de quantos metros quadrados estamos falando), o local da construção, o nível dos materiais e acabamentos que serão empregados, quem fará a construção (uma empresa ou trabalhadores locais), quais projetos serão necessários (arquitetura, estrutura, fundação, hidráulica, elétrica, paisagismo, iluminação, conforto térmico e acústico), qual o tipo de aprovação legal preciso fazer, se será necessário um levantamento da topografia do local ou das dimensões das construções ou ambientes existentes, no caso de reformas.

A composição destes itens varia bastante de obra para obra, e é claro que no caso de uma pequena reforma ou de um projeto de decoração, esses itens diminuem bastante.

Pode-se estimar esses custos através de tabelas de preço por metro quadrado por região, porém deve-se ter em vista que o valor final pode variar bastante quando o projeto arquitetônico ainda não foi elaborado. Essa apuração só poderá ser feita de maneira mais exata com o fim do projeto executivo, onde o construtor poderá levantar de forma precisa os custos de material e mão de obra necessários para executar aquilo que foi projetado.  E, apesar da imprecisão, esta forma de se calcular o custo de uma obra é importante porque ajuda a direcionar o investimento do cliente (dimensionando a quantidade de serviços que serão solicitados ao arquiteto ou escritório de arquitetura e decidindo em que elementos gastar e em quais economizar na obra).

5. QUANTO TEMPO DEMORA PARA A MINHA OBRA FICAR PRONTA?

Neste ponto, o planejamento se torna absolutamente essencial. Quanto mais organizadas as etapas e os serviços, mais rápida será a obra. Isso depende basicamente do gerenciador da obra que organizará os tempos certos para a entrada dos prestadores de serviço em cada etapa da obra, da execução das fundações até os acabamentos. A estratégia deve ser bem traçada e  deve contar com a disponibilidade dos prestadores de serviço além, é claro, de interferências do clima.

Outro fator determinante é um projeto bem definido e aprovado, de maneira que ele não fique sendo alterado durante a obra, pois isso compromete prazos, custos e até a qualidade da obra que, pois o projeto, ao ser revisto durante o período de obra, passa a ter que levar em conta limitações que não existiam anteriormente.

Toda revisão aumenta o prazo e o custo da obra – a não ser que ela seja uma redução do escopo. Portanto, é importantíssimo que haja uma clara comunicação entre cliente e projetista, desde o início.

Pode acontecer também, especialmente em reformas mas também em obras novas, de surgirem interferências não previstas inicialmente, que também aumenta prazo e custo de uma obra. Isso acontece porque os elementos de uma construção muitas vezes estão escondidos atrás de outros ou da terra – por isso, vale a pena investir no serviço de prospecção, para buscar ter o máximo de conhecimento antes de fechar decisões de projeto ou partir para a obra em si.

6. POR QUE HÁ UMA VARIAÇÃO TÃO GRANDE DE PREÇOS PARA O MESMO PROJETO?

Você pode já ter tido aquela experiência de procurar dois escritórios de arquitetura e enquanto um deles cobra, digamos, R$ 1.000,00 o outro te dá um preço de R$ 10.000,00. Por que esse tipo de coisa acontece?

Os profissionais e escritórios se remuneram de maneiras diferentes. Isso quer dizer que como todo serviço e produto que se encontra no mercado, quando o valor é muito baixo, devemos entender que não existe milagre e portanto é preciso estar atento. Não estamos falando necessariamente de má fé, porém para reduzir os custos na etapa do projeto, os profissionais podem se valer de utilizar projetos padrão levemente modificados que podem perder na maioria das vezes a qualidade arquitetônica, ao não estudar aquele caso específico no que diz respeito aos mais variados fatores, como a orientação do sol, direção dos ventos, características do terreno, inovações tecnológicas, os próprios gostos e características das pessoas que vão ocupar o local e até mesmo fatores que poderiam diminuir os custos da obra em si.

Outra prática muito comum é a conhecida reserva técnica (R.T.), onde o profissional cobra um baixo preço pelo projeto mas ganha uma porcentagem de tudo que indicou para a obra, desde acabamentos até mobiliário, de maneira o cliente está pagando o mesmo preço ao final do processo, sem o saber.

Em todo o caso, é importante avaliar os custos do todo, e saber exatamente pelo que você está pagando, para que seja justo tanto para o cliente quanto para o profissional. É nisso que acreditamos.

No mínima, cobramos todos os serviços com base no valor das horas técnicas dos nossos colaboradores e geramos um relatório mensal dos serviços prestados de maneira que se possa compreender o que está sendo realizado e qual o custo gerado pelas solicitações feitas.

Para que não hajam surpresas no fechamento de um relatório, colocamos um limite de gastos mensais para cada projeto, estipulado pelo cliente ou, se este preferir, por nós, de forma que o cliente saiba qual será o máximo de gastos com nossos serviços dentro de um mês, e estamos constantemente buscando formas para otimizar nossos serviços cada vez mais.

7. QUE TIPOS DE SERVIÇO O MÍNIMA PODE ME OFERECER?

Nossos serviços estão subdivididos em 4 categorias que atendem aos segmentos residencial, comercial, corporativo e institucional e podem ser combinados para fechar um pacote completo:

  1. PROJETO – ESSENCIAIS
    São os serviços de arquitetura que servirão como guia para todo o processo da sua obra. A ponta do iceberg:
    – Consultoria exclusiva;
    – Leiaute de escritório;
    – Projeto de quiosque.
  2. PROJETO – COMPLEMENTARES
    São serviços que servem para visualização, quantificação e detalhamento de propostas que surgem dos serviços essenciais:
    – Maquete eletrônica;
    – Especificação de obra;
    – Projeto executivo básico;
    – Projeto executivo detalhado.
  3. MÓVEIS E DECORAÇÃO
    São os serviços que vem depois da construção, onde são definidos o mobiliário, cores e peças de decoração:
    – Especificação digital;
    – Especificação presencial;
    – Projeto de móveis 01;
    – Projeto de móveis 02.
  4. OBRA
    É o mínima atuando na obra através de:
    – Gerenciamento de mini-reforma;
    – Acompanhamento de obra.

Além disso, você pode combinar serviços e obter descontos especiais.

Cada um dos serviços será explicado melhor nos próximos itens.

Se ficou alguma dúvida, ou você não encontrou o serviço específico que deseja realizar, fale conosco e nos ajude a melhorar o que podemos oferecer.

8. O QUE É E COMO FUNCIONA O SERVIÇO DE CONSULTORIA EXCLUSIVA?

O QUE É

 

Uma conversa no local indicado pelo cliente na qual um arquiteto do mínima lhe dará um atendimento personalizado respondendo a todas as dúvidas levantadas sobre aquele local, informando o cliente a respeito dos conceitos que estão em jogo no espaço e apresentando soluções para os problemas conforme a solicitação do cliente.

 

COMO FUNCIONA

 

  1. Na contratação, será agendada uma visita ao cliente no local que será objeto de estudo.
  2. Durante a visita – que poderá durar até 3 horas -, o arquiteto responderá às perguntas do cliente e proporá soluções para as necessidades levantadas.
  3. As questões técnicas que não forem respondidas na visita por necessidade de averiguação serão enviadas posteriormente por email.
  4. O cliente poderá entrar em contato à vontade por email, telefone ou WhatsApp para tirar dúvidas acerca do que foi conversado na visita por um período de até 30 dias após a visita, SEM CUSTO ADICIONAL.

Preço: R$ 490,00

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9. O QUE É E COMO FUNCIONA O PROJETO DE ARQUITETURA ESSENCIAL?

O QUE É

 

Tudo o que você precisa para dar o pontapé inicial no seu sonho: um projeto de construção ou reforma para que você possa orçar e construir.

 

COMO FUNCIONA

 

  1. Na contratação, será agendada uma visita ao cliente no local que será objeto de estudo.
  2. Durante a visita – que poderá durar até 3 horas -, o arquiteto dará ao cliente um atendimento personalizado, colhendo todas as necessidades, problemas, desejos e ideias do cliente sobre aquele local.
  3. Para enriquecer esta reunião, o cliente pode contribuir preparando-se das seguintes formas:
    • juntar referências de que goste e que queira usar no projeto para mostrá-las para nós,
    • listar o que é importante para você neste projeto – colocar em palavras é sempre uma boa forma de refletir a respeito de um assunto, e no caso do espaço, isso também é verdade, e
    • listar os equipamentos que você gostaria de usar em cada ambiente – de geladeira a repelente de insetos ultrassônico, tudo o que você lembrar.
  4. Caso o cliente já possua desenhos técnicos do local, estes são usados como base para as futuras produções. Caso contrário, um levantamento será feito pelo escritório*.
  5. De volta ao escritório:
    • serão levantadas referências para os assuntos conversados,
    • será feita uma maquete eletrônica simplificada, com poucos detalhes, para estudo e, com esses materiais,
    • será montado o Caderno de Ideias – uma apresentação dos principais conceitos do que está sendo proposto para o local.
  6. Será agendada uma nova visita ao local para a apresentação do Caderno e para arquiteto e cliente juntos conversarem sobre cada uma delas com os objetivos de:
    • discutir as referências apresentadas,
    • alinhar conceitos,
    • definir, de maneira clara, que ideias irão para frente e ficarão no projeto, e quais serão descartadas e
    • criar soluções em conjunto.
  7. Com as definições desta reunião, será elaborado um Caderno de Execução, que conterá:
    • novas imagens da maquete eletrônica, renderizadas, com as alterações propostas na reunião,
    • as plantas, cortes e elevações do projeto com as dimensões e especificações básicas e
    • um quadro contendo as quantidades das especificações básicas.
  8. Será agendada uma última visita ao cliente para a apresentação do Caderno de Execução na qual será apresentado o projeto para que o cliente possa tirar dúvidas.
  9. Este material é suficiente para você obter um orçamento preliminar da sua obra – para um orçamento mais apurado, será preciso definir com exatidão os caixilhos (portas e janelas) e materiais de acabamento a serem utilizados.
  10. Também é possível construir diretamente a partir deste material – para as áreas molhadas, será importante que você defina com o seu construtor a posição exata das peças sanitárias.
  11. O cliente poderá entrar em contato à vontade por email, telefone ou WhatsApp para tirar dúvidas acerca do Caderno de Execução por um período de até 60 dias após a visita, sem custo adicional.

* Incluso para áreas internas de até 300 m² – acima desta metragem, nós faremos o levantamento com um custo adicional de R$ 2,50 por m².

 

Preço: R$ 60,00 por m²

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10. O QUE É E COMO FUNCIONA O PROJETO DE DECORAÇÃO E INTERIORES ESSENCIAL?

O QUE É

 

A arquitetura da sua casa (escritório, loja, etc.) já está bacana, agora faltam os toques finais. Ou a arquitetura não está tão bacana assim mas você não pretende empreender nenhuma grande reforma.

Com o nosso projeto de interiores e decoração você tem as nossas ideias do que pode ser feito para melhorar os seus espaços e também uma lista completa de móveis e acessórios que os deixarão com cara de… finalizados!

 

COMO FUNCIONA

 

  1. Na contratação, será agendada uma visita ao cliente no local que será objeto de estudo.
  2. Durante a visita – que poderá durar até 3 horas -, o arquiteto dará ao cliente um atendimento personalizado, colhendo todas as necessidades, problemas, desejos e ideias do cliente sobre aquele local.
  3. Para enriquecer esta reunião, o cliente pode contribuir preparando-se das seguintes formas:
    • juntar referências de que goste e que queira usar no projeto para mostrá-las para nós,
    • listar o que é importante para você neste projeto – colocar em palavras é sempre uma boa forma de refletir a respeito de um assunto, e no caso do espaço, isso também é verdade, e
    • listar os equipamentos que você gostaria de usar em cada ambiente – de geladeira a repelente de insetos ultrassônico, tudo o que você lembrar.
  4. Caso o cliente já possua desenhos técnicos do local, estes são usados como base para as futuras produções. Caso contrário, um levantamento será feito pelo escritório*.
  5. De volta ao escritório:
    • serão levantadas referências para os assuntos conversados,
    • será feita uma maquete eletrônica simplificada, com poucos detalhes, para estudo e, com esses materiais,
    • será montado o Caderno de Ideias | Interiores e Decoração ® – uma apresentação dos principais conceitos do que está sendo proposto para o local.
  6. Será agendada uma nova visita ao local para a apresentação do Caderno de Ideias | Interiores e Decoração ® e para arquiteto e cliente juntos conversarem sobre cada uma delas com os objetivos de:
    • discutir as referências apresentadas,
    • alinhar conceitos,
    • definir, de maneira clara, que ideias irão para frente e ficarão no projeto, e quais serão descartadas e
    • criar soluções em conjunto.
  7. Com as definições desta reunião, será elaborado um Caderno de Impantação | Interiores e Decoração ®, que conterá:
    • novas imagens da maquete eletrônica, renderizadas, com as alterações propostas na reunião,
    • as plantas, cortes e elevações do projeto com as dimensões e especificações básicas das alterações na arquitetura sugeridas, se houver,
    • um quadro contendo as quantidades das especificações básicas das alterações na arquitetura sugeridas, se houver,
    • uma listagem dos móveis a serem utilizados no projeto (soltos e sob medida).
  8. Será agendada uma última visita ao cliente para a apresentação do Caderno de Impantação | Interiores e Decoração ® na qual será apresentado o projeto para que o cliente possa tirar dúvidas.
  9. Este material é suficiente para você obter um orçamento preliminar da sua obra – para um orçamento mais apurado, será preciso definir com exatidão os caixilhos (portas e janelas) e materiais de acabamento a serem utilizados.
  10. Também é possível construir diretamente a partir deste material – para as áreas molhadas, será importante que você defina com o seu construtor a posição exata das peças sanitárias.
  11. O cliente poderá entrar em contato à vontade por email, telefone ou WhatsApp para tirar dúvidas acerca do Caderno de Impantação | Interiores e Decoração ® por um período de até 60 dias após a visita, sem custo adicional.

* Incluso para áreas internas de até 300 m² – acima desta metragem, nós faremos o levantamento com um custo adicional de R$ 2,50 / m².

 

Preço: R$ 35,00 por m²

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11. O QUE É E COMO FUNCIONA O SERVIÇO DE LEIAUTE DE ESCRITÓRIO?

O QUE É

Vamos ao seu local de trabalho e fazemos uma reunião para conhecer as necessidades do seu negócio. Com essas informações, elaboramos uma planta com o posicionamento mais eficaz dos elementos que compõem o seu escritório: estações de trabalho, salas de reunião, copa e do que mais o seu escritório precisar.

COMO FUNCIONA

  1. Após a contratação do serviço, é agendada uma reunião no local com o cliente para colher o briefing, ou seja, todas as informações que nos darão a base para o projeto. Nesta reunião, caso o cliente não possua uma planta do local, nós fazemos o levantamento para produção da planta com um custo adicional de R$ 2,50 / m².
  2. É então elaborada a planta em 2D com dimensões e informações básicas do mobiliário utilizado*.
  3. Envio da planta por email.
  4. Poderá ser feita uma revisão sem custo adicional, caso necessário e reenviada por email.
*Neste serviço não está inclusa a especificação do mobiliário usado e nem sua implantação. Esses serviços podem ser contratados à parte.

Preço: R$ 35,00 por m²

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12. O QUE É E COMO FUNCIONA O PROJETO DE QUIOSQUE?

É feita uma maquete eletrônica em 3D, e à partir dela são produzidas perspectivas e planta do quiosque que deverá compor um caderno com as principais especificações e dimensões, todas tiradas do próprio modelo*.

1. Após a contratação do serviço, é agendada uma reunião no local com o cliente para colher o briefing, ou seja, todas as informações que nos darão a base para o projeto.

2. Realizamos mais um contato com você para fechar o conceito, através da descrição da ideia + referências enviadas por email.

2. É então elaborada maquete eletrônica em 3D com dimensões e informações básicas de acabamento.

3.Montamos o caderno com material gráfico e principais informações.

4. Com os matriais já produzidos, agendamos uma nova reunião para apresentação do caderno. Nesta reunião poderão ser discutidos alguns pontos a serem revisados.

5. Fazemos portanto as alterações necessárias.

6.Por fim, reenviamos o caderno atualizado por email.

*O projeto executivo do quiosque não está incluso. Para isso, contratar os serviços Projeto executivo básico ou Projeto executivo detalhado.

Preço: R$ 5.500,00

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13. O QUE É E COMO FUNCIONA O SERVIÇO DE MAQUETE ELETRÔNICA?

O QUE É

 

Através de um modelo em 3D, fazemos a planta mais quatro imagens foto-realistas de um ambiente escolhido por você para que você possa visualizar o resultado do seu projeto*.

 

COMO FUNCIONA

 

  1. É selecionado o cômodo ou fachada que deverá ser representado em 3D**.
  2. O mínima produz a maquete eletrônica de acordo com o que foi conversado em uma reunião de consultoria ou briefing.
  3. O material produzido é enviado por email em formato jpg em resolução 1920 x 1080***.
* Esse é um serviço atrelado a outros serviços prestados pelo mínima, ou seja, ele não pode ser contratado isoladamente.
** Para imagens de uma obra completa ou de vários cômodos, consulte-nos para descontos especiais.
*** Caso precise de imagens com maior resolução para impressão, consulte-nos.

Preço: R$ 690,00 por cômodo ou fachada

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14. O QUE É E COMO FUNCIONA O SERVIÇO DE ESPECIFICAÇÃO DE OBRA?

Se você está com dificuldades para saber exatamente que materiais deverá utilizar em uma pintura ou outros pequenos serviços de reforma, podemos te ajudar dando a exata especificação desse material e dos produtos recomendados, além das quantidades necessárias*.

  1. Você nos informa quais os serviços que tem dúvida e que precisa de especificações.
  2. Nós montamos um caderno em pdf com esses itens.
  3. O caderno é enviado por email.
  4. Caso fique com alguma dúvida com relação aos itens especificados, ficamos à disposição para respondê-las.
*Para alguns serviços, é preciso que o profissional que irá executar defina as quantidades necessárias.

Preço: R$ 110,00 por ambiente

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15. O QUE É E COMO FUNCIONA O SERVIÇO DE PROJETO EXECUTIVO BÁSICO?

Material gráfico com desenhos de plantas, cortes e vistas com instruções, medidas e especificações para execução de sua obra, com soluções mais práticas e de preferência produzidas industrialmente para que não sejam necessários muitos detalhamentos.

Se você tem uma obra de reforma ou construção que precisa de instruções mais precisas de execução, porém com soluções existentes no mercado e componentes industrializados, então o projeto executivo básico pode atender às suas necessidades.

  1. O mínima colhe todo o material já produzido para o projeto, ou seja, neste ponto, já existem desenhos ou maquete eletrônica que contém o conceito e as principais características do que será feito.
  2. À partir disso, serão produzidos desenhos em escala maior com uma infinidade de instruções detalhadas de como deverá ser executada aquela ideia. Neste material, você terá além destas instruções, todas as especificações de todos os componentes usados na obra (louças e matais sanitários, tintas, pisos, portas e janelas, forros, luminárias, entre todos os outros elementos que compõem uma obra).
  3. Este material então é entregue para que o empreiteiro ou construtora, prepare os orçamentos da execução, e inicie a obra.
  4. Caso falte alguma informação para o executor, são feitas revisões durante o processo da obra e devolvidas para o executor sem custo adicional.
  5. Se for solicitada alguma alteração, ou uma situação de obra imprevista nos obrigue a uma alteração em projeto, é cobrado um valor referente a esta alteração.

Preço: R$ 100,00 / m²

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16. O QUE É E COMO FUNCIONA O SERVIÇO DE PROJETO EXECUTIVO DETALHADO?

Material gráfico com desenhos de plantas, cortes e vistas com instruções, medidas e especificações para execução de sua obra, com soluções mais complexas e personalizadas. Buscando inovações tecnológicas e espaciais.

Se você tem uma obra de reforma ou construção que precisa de instruções mais precisas de execução, e gostaria que as soluções apresentadas tivessem uma pesquisa e produção de arquitetura e design mais inovadora e personalizada, então o projeto executivo detalhado pode atender às suas necessidades.

  1. O mínima colhe todo o material já produzido para o projeto, ou seja, neste ponto, já existem desenhos ou maquete eletrônica que contém o conceito e as principais características do que será feito.
  2. À partir disso, serão produzidos desenhos em escala maior com uma infinidade de instruções detalhadas de como deverá ser executada aquela ideia. Neste material, você terá além destas instruções, todas as especificações de todos os componentes usados na obra (louças e matais sanitários, tintas, pisos, portas e janelas, forros, luminárias, entre todos os outros elementos que compõem uma obra).
  3. Este material então é entregue para que o empreiteiro ou construtora, prepare os orçamentos da execução, e inicie a obra.
  4. Caso falte alguma informação para o executor, são feitas revisões durante o processo da obra e devolvidas para o executor sem custo adicional.
  5. Se for solicitada alguma alteração, ou uma situação de obra imprevista nos obrigue a uma alteração em projeto, é cobrado um valor referente a esta alteração.

Preço: R$ 200,00 / m²

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17. O QUE É E COMO FUNCIONA A ESPECIFICAÇÃO DIGITAL?

Se você vai decorar a sua casa e quer que um profissional te ajude a escolher os móveis e objetos de decoração, porém não possui muito tempo para visitar lojas de móveis e decoração, esse é o serviço ideal pra você.

O mínima faz para você um trabalho de curadoria e prepara um caderno em pdf com 3 opções para cada peça de mobiliário ou objeto de decoração. Tudo por meios digitais.

  1. Você nos diz que peças está precisando escolher ou consultamos o projeto de decoração previamente feito.
  2. Além disso, você precisará nos falar sobre que tipos de cores, estilos e materiais você gosta ou não, entre outros detalhes que nos ajudarão a escolher as peças que mais terão sintonia com você, seu espaço e seus hábitos.
  3. São cuidadosamente selecionadas 3 opções para cada peça proposta.
  4. Um caderno em pdf com todas as peças, especificações, preços, prazo de entrega, forma de pagamento e contatos de fornecedores é enviado para você, por email.
  5. Caso você queira que façamos o contato comercial com as lojas e acompanhemos as entregas e colocação dos móveis, cobramos 10% dos custos das peças.

Preço: R$ 220,00 por peça que comporá o caderno.

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18. O QUE É E COMO FUNCIONA A ESPECIFICAÇÃO PRESENCIAL?

Se você vai decorar a sua casa e quer que um profissional te ajude a escolher os móveis e objetos de decoração, e gostaria de um atendimento mais personalizado, onde o arquiteto o acompanhará às lojas de móveis e decoração, esse é o serviço ideal pra você.

  1. Você nos diz que peças está precisando escolher ou consultamos o projeto de decoração previamente feito.
  2. Além disso, você precisará nos falar sobre que tipos de cores, estilos e materiais você gosta ou não, entre outros detalhes que nos ajudarão a escolher as peças que mais terão sintonia com você, seu espaço e seus hábitos.
  3. Agendamos então as visitas às lojas escolhidas por você ou por nós, como preferir.
  4. As peças são escolhida durante ou após a visita, com o seu aval.
  5. Um caderno em pdf com todas as peças selecionadas, especificações, preços, prazo de entrega, forma de pagamento e contatos de fornecedores é enviado para você, por email.
  6. Caso você queira que façamos o contato comercial com as lojas e acompanhemos as entregas e colocação dos móveis, cobramos 10% dos custos das peças.

Preço: R$ 330,00 por visita.

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19. O QUE É E COMO FUNCIONA O PROJETO DE MÓVEIS 01?

O QUE É

Às vezes é preciso desenhar um móvel sob medida para aproveitar bem um espaço. Para atendê-lo, criamos dois produtos: o projeto de de móveis simples – como aparadores, prateleiras e buffets – e o projeto de móveis complexos – como estantes, bares, penteadeiras e armários (gabinetes de cozinha, banheiro e closets).

Para peças de até 3 m de altura x 3 m de largura*.

Este produto inclui imagens do modelo eletrônico de estudo e pranchas executivas.

COMO FUNCIONA

  1. Na contratação, será agendada uma visita ao cliente no local onde o móvel será colocado com o objetivo de colher o briefing desta peça (ou seja, todas as informações que nos darão a base para o projeto). Fale-nos das funções que o móvel precisa cumprir, além dos tipos de cores, estilos e materiais você gosta ou não, entre outros detalhes que nos ajudarão a desenhar as peças que mais terão sintonia com você, seu espaço e seus hábitos. Se você tiver referências de revistas, Pinterest ou fotos de lugares que conheceu, fique à vontade para compartilhá-las conosco.
  2. Nesta reunião, nós faremos o levantamento do local aonde o móvel ficará. Caso a possua, o cliente nos entregará a planta do local.
  3. No escritório, elaboramos uma maquete eletrônica de estudo da qual produziremos imagens para alinhar o conceito com o cliente.
  4. Duas semanas após a primeira visita, será agendada uma reunião para apresentação do conceito do móvel ao cliente.
  5. Caso seja aprovado, é dado início ao projeto executivo da peça. Caso não seja aprovado, é produzido um novo conceito SEM CUSTO ADICIONAL**.
  6. Após a aprovação do conceito, é produzido o projeto executivo da peça, com todas as  plantas, elevações e cortes em 2D com todas as dimensões e informações necessárias para a boa execução da peça.
  7. Um caderno em pdf com todas as peças selecionadas, especificações, preços, prazo de entrega, forma de pagamento e contatos de fornecedores é enviado para você, por email.
  8. Caso você queira que façamos o contato comercial com os marceneiros e acompanhemos a produção, a entrega e a colocação dos móveis, cobramos 10% do custos da peça.

* Para peças acima das dimensões mencionadas, consulte nossos valores.

** A produção de novos conceitos tem o custo de R$ 500,00 por conceito e o prazo de criação de uma semana.

Preço: R$ 1.800,00 por peça

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20. O QUE É E COMO FUNCIONA O PROJETO DE MÓVEIS 02?

O QUE É

Às vezes é preciso desenhar um móvel sob medida para aproveitar bem um espaço. Para atendê-lo, criamos dois produtos: o projeto de de móveis simples – como aparadores, prateleiras e buffets – e o projeto de móveis complexos – como estantes, bares, penteadeiras e armários (gabinetes de cozinha, banheiro e closets).

Para peças de até 3 m de altura x 3 m de largura*.

Este produto inclui imagens do modelo eletrônico de estudo e pranchas executivas.

COMO FUNCIONA

  1. Na contratação, será agendada uma visita ao cliente no local onde o móvel será colocado com o objetivo de colher o briefing desta peça (ou seja, todas as informações que nos darão a base para o projeto). Fale-nos das funções que o móvel precisa cumprir, além dos tipos de cores, estilos e materiais você gosta ou não, entre outros detalhes que nos ajudarão a desenhar as peças que mais terão sintonia com você, seu espaço e seus hábitos. Se você tiver referências de revistas, Pinterest ou fotos de lugares que conheceu, fique à vontade para compartilhá-las conosco.
  2. Nesta reunião, nós faremos o levantamento do local aonde o móvel ficará. Caso a possua, o cliente nos entregará a planta do local.
  3. No escritório, elaboramos uma maquete eletrônica de estudo da qual produziremos imagens para alinhar o conceito com o cliente.
  4. Duas semanas após a primeira visita, será agendada uma reunião para apresentação do conceito do móvel ao cliente.
  5. Caso seja aprovado, é dado início ao projeto executivo da peça. Caso não seja aprovado, é produzido um novo conceito SEM CUSTO ADICIONAL**.
  6. Após a aprovação do conceito, é produzido o projeto executivo da peça, com todas as  plantas, elevações e cortes em 2D com todas as dimensões e informações necessárias para a boa execução da peça.
  7. Um caderno em pdf com todas as peças selecionadas, especificações, preços, prazo de entrega, forma de pagamento e contatos de fornecedores é enviado para você, por email.
  8. Caso você queira que façamos o contato comercial com os marceneiros e acompanhemos a produção, a entrega e a colocação dos móveis, cobramos 10% do custos da peça.

* Para peças acima das dimensões mencionadas, consulte nossos valores.

** A produção de novos conceitos tem o custo de R$ 500,00 por conceito e o prazo de criação de uma semana.

Preço: R$ 1.800,00 por peça

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21. O QUE É E COMO FUNCIONA O SERVIÇO DE GERENCIAMENTO MINI-REFORMA?

O QUE É

 

Para obras menores, como a reforma de um apartamento, uma pequena loja ou um escritório o mínima pode fazer todo o gerenciamento, controlando cronogramas, orçamentos, entregas e verificando a execução.

Além disso, se você precisa instalar algumas persianas, fazer a manutenção de um encanamento, ou outros pequenos serviços mas tem dificuldade ou falta de tempo para lidar com isso, nós podemos fazer isso por você.

 

COMO FUNCIONA

 

  1. Na contratação, você nos diz que serviços precisa executar ou consultamos o projeto de reforma previamente realizado.
  2. Entramos em contato com os fornecedores de serviço, colhendo orçamentos, os equalizamos e apresentamos para sua aprovação.
  3. Uma vez que o orçamento tenha sido aprovado e o prestador de serviço escolhido, nós programamos a execução desses serviços e acompanhamos tudo presencialmente para que você não tenha nenhuma dor de cabeça antes, durante nem depois do processo.
  4. Cobraremos 20% de cada orçamento fechado na finalização da sua negociação.
  5. Caso você decida rescindir o contrato no meio da orçamentação, cobramos uma multa de R$ 500,00 para cobrir os gastos relativos ao trabalho desenvolvido até então – que pode incluir pesquisas, telefonemas, emails, WhatsApps, reuniões e visitas ao local.
  6. Caso você opte por não executar o serviço APÓS a orçamentação, cobramos uma multa de R$ 500,00 ou 20% do orçamento feito, o que for o menor valor.

Preço: 20% do orçamento dos serviços escolhidos.

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22. O QUE É E COMO FUNCIONA O SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO DE OBRA?

Quando o gerenciamento da obra não é feito pelos arquitetos, é importante que algumas visitas sejam feitas para se certificar que a execução está seguindo corretamente o projeto.

  1. O empreiteiro ou construtora nosmanterá informados dos dias em que os serviços de obra serão executados.
  2. Uma vez por semana, ou em dias de execução mais importantes, nós fazemos uma visita à obra para tirar dúvidas de projeto, fiscalizar os serviços já executados e os que estarão acontecendo naquele dia.
  3. A visita deve durar de 1 a 2 horas, ou o tempo que for necessário para a checagem de todas as pendências e tomadas as devidas ações.
  4. Um relatório da visita é enviado para você por email.

Preço: R$ 1.500,00 a cada 4 visitas à obra.

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23. O QUE É E COMO FUNCIONA O COMBO CONSULTORIA PRESENCIAL?

Um mix de consultoria, pesquisa e ideias, este produto é a ferramenta certa para guiá-lo nas transformações necessárias para melhorar a qualidade de vida do seu espaço. É composto por dois atendimentos presenciais, um para colher informações e o outro para conversar sobre as soluções, e por um Caderno de Ideias especialmente produzido no escritório para cada caso.

  1. Ao entrar em contato conosco, nós agendamos uma visita com você no local que será transformado.
  2. Durante a visita, o arquiteto dará um atendimento personalizado,coletando todas as necessidades, problemas, desejos e ideias do cliente sobre aquele local. Além disso, fazemos um registro em vídeo do local para não esquecermos nenhum detalhe.
  3. De volta ao escritório, serão levantadas referências para os assuntos conversados.
  4. Será feita uma maquete eletrônica simplificada, baseada no vídeo e com poucos detalhes, para estudo.
  5. Com esses materiais, será montado um caderno com os principais conceitos do que está sendo proposto para o local. Este caderno, que se intitula CADERNO DE IDEIAS, não tem a intenção de ser um projeto completo nem de dar definições finais ao local, que dependerão de decisões a serem tomadas por você na execução destas ideias.
  6. Após a conclusão do caderno, é agendada uma nova visita ao local, onde serão apresentadas as ideias e juntos conversamos sobre cada uma delas para que você possa prosseguir com a sua execução*.
  7. Após esta visita, o cliente tem 2 meses para tirar dúvidas que surgirem em relação às ideias propostas no caderno.
*Caso queira, você poderá solicitar serviços complementares a esse como projeto executivo básico ou detalhado, gerenciamento de mini-reforma ou acompanhamento de obra, entre nossas muitas opções.

Preço: R$ 750,00 a cada 50 m²

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24. O QUE É E COMO FUNCIONA O COMBO CONSULTORIA DIGITAL?

Um mix de consultoria, pesquisa e ideias, este produto é a ferramenta certa para guiá-lo nas transformações necessárias para melhorar o seu espaço. É composto por dois atendimentos digitais via skype (um para colher informações e o outro para conversar sobre as soluções) e por um Caderno de Ideias especialmente produzido no escritório com os conceitos aplicados ao espaço e ilustrações que exemplificam as soluções sugeridas.

  1. Você nos envia via formulário no site, todas as informações que nos darão base para a consultoria, um vídeo de todo o cômodo e quando possuir, uma planta.
  2. Entramos em contato com você e agendamos uma reunião via skype.
  3. Durante a reunião, que poderá durar até 1 hora, você nos contará um pouco mais do que desejae conversaremos mais detalhadamente sobre o seu espaço.
  4. Levantamos imagens de referências para os assuntos conversados.
  5. É feito um modelo eletrônico simplificado e com poucos detalhes.
  6. Com esses materiais montamos um caderno com as imagens da maquete eletrônica e um descritivo dos conceitos principais e dos elementos que foram propostos.
  7. O GUIA VISUAL é enviado via email para você que poderá buscar como executá-lo com seus forrnecedores, através das ideias apresentadas*.
*Caso queira, você poderá solicitar serviços complementares a esse como projeto executivo básico ou detalhado, gerenciamento de mini-reforma ou acompanhamento de obra, entre nossas muitas opções.

Preço: R$ 500,00 a cada 50 m²

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25. E SE EU TENHO O PROJETO E QUERO APENAS A SUA EXECUÇÃO?

Nesse caso, o mínima partirá do projeto existente, fornecerá uma equipe de execução e acompanhará todo o processo até o fim.

26. E SE EU NÃO TENHO NEM PROJETO, NEM QUEM EXECUTE?

O mínima oferece o pacote completo, que vai desde os estudos iniciais até a finalização da obra.

27. COMO FAÇO PARA ENTRAR EM CONTATO?

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser contratar a gente, clique aqui e fique a vontade para entrar em contato pelo telefone ou por email. Ficaremos felizes em atendê-lo.