USO MISTO PÇA. DA REPÚBLICA

PRAÇAS ELEVADAS

A Praça da República. Uma grande área verde localizada na região central de São Paulo e cercada por diversos marcos da arquitetura. Em uma de suas frentes, entre a praça e a Rua Aurora está o terreno deste projeto.

A ideia se apoia portanto, na relação visual e de conexões com a praça, a Rua Aurora, o Metrô República e a cidade. Assim, através de sutis gradações entre o público e o privado, o projeto, busca trazer a continuidade da praça para dentro do terreno, e em seus diversos níveis, a praça também é elevada escalonada através dos pavimentos.

Os blocos suspensos que atravessam transversalmente a praça,articula os espaços, divide usos e permite a criação de uma série de visuais para quem utiliza o edifício e para quem passa nos arredores. Sob a cobertura escalonada, estão os escritórios, protegidos da luz direta do sol e com visuais para a praça térrea. Sobre ela, estão as residências banhadas pelo sol e com visuais para a Praça da República e para as praças elevadas sobre as coberturas dos blocos suspensos.

As funções destes espaços públicos se modificam conforme a sua cota de nível, o térreo permite que as lojas que o cercam utilizem seu espaço, e baixas paredes se articulam com bancos para criar estares e áreas onde se podem realizar feiras ou esposições abertas. Conforme subimos, as praças, apesar de permitirem o acesso público, vão modificando seu uso e se tornando simples estares para uso dos escritorios e residencias. Portanto, configuram-se como diversas ruas locais e trazem permeabilidade e continuidade para a cidade, sem perder a densidade de uso necessária para São Paulo, mas abrindo espaços mais amplos para o passeio e o estar.

FICHA TÉCNICA

Nome: Edifício de Uso Misto Praça da República
Local: República – São Paulo – SP
Área do Terreno: 3700 m²
Data do Projeto: Junho, 2012
Projeto de Arquitetura: Marcell Alencar

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

    EQUIPE_MINIMA_1x1

    SOBRE NÓS

    O mínima é uma empresa que está em constante busca por formas inovadoras de realizar seu trabalho. SAIBA MAIS AQUI

    COMPARTILHE

    Share on FacebookPin on PinterestGoogle+Tweet about this on Twitter